Boletim CNM mostra luta do movimento municipalista por mais recursos aos Municípios
A edição de novembro do Boletim mensal da Confederação Nacional de Municípios (CNM) mostra como a luta do movimento municipalista em prol de mais recursos para as administrações municipais têm surtido resultados positivos. Com a última mobilização dos gestores em Brasília, a apresentação da proposta que amplia em 1,5% o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), possibilitando a sua tramitação na Câmara dos Deputados, foi a grande conquista dos gestores municipais.
“Juntamente com a promulgação da proposta que proíbe a criação de novos encargos sem a fonte de custeio, a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 25/2022 é uma de nossas prioridades. Essa medida foi apresentada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) com o objetivo de arcar com os custos do piso da enfermagem. Nossas estimativas apontam que o piso trará impacto estimado de R$ 10,5 bilhões ao ano apenas para os Municípios”, diz o líder do movimento municipalista, Paulo Ziulkoski, na Palavra do Presidente.
A edição do folhetim destaca ainda estudos da Confederação sobre os desafios da implementação da tecnologia 5G nos Municípios e a queda alarmante na cobertura vacinal dos Municípios relacionada à imunização de crianças no primeiro ano de vida. O estudo analisou a cobertura vacinal de rotina, com destaque para as vacinas contra a poliomielite, tríplice viral D1 (Sarampo) e BCG e coletou dados de casos confirmados e óbitos, além de evidenciar o desabastecimento parcial, como no caso da BCG, e o risco de reintrodução do vírus da poliomielite no território nacional.
Nesta edição, os gestores também podem conferir a proposta da CNM para minimizar possíveis perdas do FPM após Censo. Outro destaque são os materiais da campanha de vacinação da entidade que estão disponíveis em formato on-line.
Por fim, a definição da data do maior evento municipalista da América Latina, a Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que em 2023 chega a sua 24ª edição, será entre os dias 27 e 30 de março.
Por: Confederação Nacional dos Municipios
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.