CNM orienta gestores sobre cobrança pelo manejo dos resíduos sólidos em assembleia da Amupe
Colaboradores da Confederação Nacional de Municípios (CNM) orientaram gestores sobre a cobrança da prestação do Serviço Público de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos durante assembleia da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). A reunião foi realizada na manhã desta quarta-feira, 1º de dezembro.
Representando a entidade, o analista técnico em saneamento Pedro Duarte e a consultora em resíduos sólidos, Elisa Schoenell, abordaram os prazos aplicáveis à cobrança que são determinados pela Norma de Referência 1/2021 da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Eles reforçaram que a não proposição do instrumento de cobrança configura renúncia de receita e traz penalidades aos gestores previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) - a Lei Complementar 101/2000.
Também foram apresentadas as diferenças básicas entre os dois instrumentos de cobrança aplicáveis, “taxa” e “tarifa”, com ênfase na formalidade de instituição destes instrumentos. Ainda foi divulgado, visando à participação dos Municípios, o evento que será realizado pela ANA na próxima sexta-feira, 3 de dezembro.
Na oportunidade, será lançado o formulário on-line para o envio das informações pelos Municípios sobre a cobrança de tarifas ou taxas pela prestação do Serviço Público de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos. Os gestores devem preenchê-lo até o dia 31 de dezembro.
Da Agência CNM de Notícias
Por: Confederação Nacional de Municipios
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.