Consórcio público capixaba apresenta atuação em resíduos sólidos
O Consórcio Público para o Tratamento e Destinação Final Adequada de Resíduos Sólidos da Região Doce Oeste do Estado do Espírito Santo (Condoeste) conversou com representantes da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Na reunião, que ocorreu no dia 7 de março, os gestores apresentaram as ações do consórcio que auxiliaram os Municípios consorciados na disposição ambientalmente adequada dos resíduos sólidos.
Atualmente, 22 Municípios consorciados realizam a disposição final na Central de Tratamento de Resíduos (CTR) de Colatina, apenas para resíduos de serviços de saúde (RSS). Entretanto, o Condoeste já possui um aterro sanitário para atender os Municípios consorciados, necessitando apenas das licenças ambientais. A superintendente do Condoeste, Patrícia Rodrigues, informou que esta etapa está em fase de licitação e prevê a construção de quatro unidades de transbordo, que vão servir para prestar os serviços de tratamento e disposição final dos resíduos sólidos urbanos estimados em 300 toneladas por ano.
Outro diferencial é que o Estado também está como consorciado ao Condoeste, já que a formação do consórcio foi fruto de uma iniciativa em dividir o Estado em cinco grandes consórcios públicos com o foco principal no encerramento dos lixões. Outro ponto de destaque entre a parceria entre o Estado e o consórcio foi que os estudos para a construção do aterro sanitário e das unidades de transbordo foram feitas pelo Estado.
Por: Confederação Nacional de Municipios
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.