Contagem regressiva, dia D do municipalismo brasileiro será daqui a 40 dias
O dia D do municipalismo brasileiro será daqui a 40 dias, quando milhares de gestores locais de todo o país se reunirão na capital federal para a Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. A contagem regressiva já começou, e o calendário municipalista destaca o período de 20 a 23 de maio como data-chave da luta em prol dos Entes locais e da população do Brasil. Todos os anos, a agenda promove conquistas históricas.
A Marcha representa esse dia D para a municipalidade nacional. Ela é organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) com entidades apoiadoras e parceiras, e o presidente Paulo Ziulkoski destaca a importância de se reunirem em Brasília, em número expressivo, para lutar pelos Municípios, “de forma altiva e não com o pires na mão”. Ziulkoski reforça que tudo, tanto as melhorias e os problemas causados pela legislação, passa pela Praça dos Três Poderes.
O evento permite dialogar “com quem resolve, com quem pode encaminhar soluções”, pois os Municípios estão em uma situação complicadíssima e com a gestão colapsada por pisos salariais, por parcelamentos previdenciários e por diversos programas federais criados pelo governo federal para serem executados pelas prefeituras. “Não fomos nós [os prefeitos] quem criamos os problemas, é só avançaremos na luta em busca de um novo pacto federativo com pressão”, sinaliza.
Espaço de luta
“A população quer saúde, educação, saneamento e segurança, mas sem recursos não é possível atender a esses anseios”, diz Ziulkoski. Além de pautar a realidade e fazer a pauta municipalista andar, a Marcha é um espaço de luta, de construção de soluções e de engajamento para melhorar a gestão local e os serviços prestados à população. A programação é intensa e os participantes podem participar de encontros com representantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e podem obter informações qualificadas.
Quem ainda não garantiu participação, por meio de inscrição feita e homologada, pode aproveitar o último dia de desconto, hoje, 10 de abril. As vagas são limitadas, e os prefeitos de Municípios filiados com direito à gratuidade também precisam fazer a inscrição. A pouco mais de 40 dias para cerimônia oficial de abertura da Marcha dos Municípios de 2024, a organização está acelerada e o trabalho é intenso para garantir um espaço seguro e confortável a todos.
Leia também: Orientações sobre Defesa Civil, Meio Ambiente e Saneamento serão concedidas na Marcha
É fundamental a participação das mulheres na Marcha neste ano de eleição, alerta MMM
Participante da Marcha 2024 pode tratar dos problemas locais no Atendimento Técnico
Boletim CNM: 44 anos de lutas e conquistas
Por Raquel Montalvão
Da Agência CNM de Notícias
Por: Confederação Nacional de Municipios
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.