Corregedoria-Geral da Justiça aperfeiçoa funcionamento dos robôs do PJ catarinense
O Núcleo II da Corregedoria-Geral da Justiça acaba de atualizar o fluxo de funcionamento dos já conhecidos robôs, os quais passarão a operar com intervenção humana ainda mais reduzida e procedimentos mais eficientes. O trabalho foi concluído na última sexta-feira (18/03).
Os robôs atualmente disponibilizados realizam atividades como pesquisa de endereços, bloqueios pelo SISBAJUD e pesquisa por óbitos das partes, cuja produtividade atingiu o volume de 131.946 certidões de endereço juntadas, 77.972 ordens de bloqueio no sisbajud e 9.750 pesquisas de óbitos nos anos 2021/2022, em 354 unidades atendidas.
Por ora, a operação dos robôs continua a ser desempenhada pela Central de Apoio à Movimentação Processual – CAMP, vinculada à Corregedoria-Geral da Justiça, de forma que a atualização não modifica os procedimentos já definidos para o primeiro grau de jurisdição.
"A partir da implementação do processo eletrônico passamos a vivenciar uma verdadeira revolução na forma pela qual realizamos o nosso trabalho, de modo que tarefas até então feitas por pessoas passaram a ser executadas por algoritmos, com a mesma qualidade e eficiência. Ao tempo em que isso possa parecer intimidador de certa forma, cabe a reflexão de que a essência do ser humano é a habilidade de se adaptar e de se reinventar ante as constantes mudanças que experimenta. O futuro trará transformações ainda mais impactantes, que virão, sem sombra de dúvida, para contribuir ainda mais com uma prestação jurisdicional célere e efetiva, objetivo maior de todos os operadores do direito”, enfatizou a corregedora-geral da justiça, desembargadora Denise Volpato.
A magistrada destaca que, eventuais sugestões de aperfeiçoamento ou outras ideias possíveis de serem "robotizáveis", poderão ser encaminhadas à Corregedoria-Geral da Justiça, por meio da Central de Atendimento, as quais devem ser endereçadas ao Núcleo II, dedicado ao desenvolvimento de estudos, planejamentos e projetos.
Por: Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.