Eleições 2022: estudante de 16 anos dá exemplo de solidariedade e cidadania
A estudante Dayane Coelho, 16 anos, de Teresina (PI), filha de Edimar e Fernanda, viu, de uma hora para a outra, seu nome ganhar as manchetes de telejornais, sites de notícias e viralizar nas redes sociais. O que ela nunca imaginou foi que uma atitude simples, como ajudar outros jovens a tirar o título de eleitor, tivesse tanta repercussão.
Tudo começou quando ela foi tirar o próprio título no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Eu sabia que era ano de eleição, então eu fui atrás. Inicialmente, tive umas dificuldades para entender como fazer o requerimento. Mas, depois, vi que não era nada demais e que era rápido, demorava uma média de dez minutos. Percebi então que alguns jovens daqui não tinham acesso à internet ou tinham dificuldades no processo. Foi aí que senti que eu poderia ajudar essas pessoas”, diz.
Daí para virar meme nas redes sociais e exemplo de cidadania foi um pulo. Com hora marcada, devido à covid-19, ela vem ajudando jovens a tirar o primeiro título, com o auxílio de um computador, no estabelecimento comercial do pai, no bairro Parque Poti, na região sudeste de Teresina.
Dayane conta que começou ajudando algumas amigas e que foram surgindo mais jovens procurando o auxílio da estudante pelas redes. Hoje já são mais de 100 títulos que ela ajudou a tirar.
Solidariedade e participação política
“Tudo começou após uma entrevista que dei na escola falando sobre título, empoderamento feminino e participação da mulher na política. Expliquei que estava tirando o título de algumas pessoas e fui chamada novamente para falar do meu projeto. Começaram então a surgir as entrevistas, e acabou tendo essa repercussão”, afirma.
A atitude solidária da estudante ultrapassou as fronteiras do bairro. No último dia 6, ela foi, acompanhada do pai, ao bairro Horto Florestal, a cerca de 20 minutos do Parque Poti, para ajudar outros 30 jovens a tirar o título pela internet.
Antenada com o poder da juventude, Dayane acredita que a política é uma coisa muito importante no dia a dia de cada pessoa. “Devemos participar da democracia. Acredito que o meu voto faz toda a diferença, por isso, desde sempre me interessei em saber mais sobre o assunto”, ressalta.
Fique antenado
Para quem quer votar nas Eleições Gerais de 2022, o prazo para tirar o título de eleitor e regularizar pendências, como atualização cadastral ou pagamento de multas, encerra no dia 4 de maio. O processo pode ser feito on-line pelo Portal do TSE, no menu “Autoatendimento do Eleitor”, que reúne as funcionalidades da plataforma Título Net.
Confira nesta matéria do Portal do TSE o passo a passo que vem ajudando Dayane e milhares de outras pessoas a tirarem o título.
MM/LC, DM
Por: Tribunal Superior Eleitoral
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.