Eleições 2022: MP Eleitoral atualiza atendentes do 181 do Paraná na temática de crimes eleitorais
A fim de melhor atender o cidadão e dar adequado encaminhamento às denúncias de crimes eleitorais, o Ministério Público Eleitoral esteve nos dias 11 e 12 de julho com atendentes do Disque-Denúncia 181 do Paraná, no Centro de Operações da Cidade da Polícia da Secretaria de Segurança Pública do Paraná, em Curitiba. Cerca de 40 pessoas estiveram presentes, incluindo atendentes e convidados do Centro de Operações da Polícia Militar, do Departamento de Inteligência do Estado do Paraná (Diep), além de policiais civis e militares.
O coordenador estadual do Disque-Denúncia 181, major Edivan Fragoso destacou que a atualização oferecida pelo MP Eleitoral é fundamental. “Estamos sempre buscando a constante capacitação da Equipe e oportunidades como esta, em conjunto com o MP Eleitoral, é fundamental para promover a integração das forças de segurança e outros órgãos do governo” disse o Major.
A atualização na temática eleitoral foi realizada por duas assessoras da Procuradoria Regional Eleitoral no Paraná, que explicaram sobre os principais tipos de crimes eleitorais, canais de denúncia, bem como formas corretas de denunciar. Foram dados exemplos dos crimes mais comuns nesse período como a corrupção eleitoral, coação de eleitores, uso de símbolos da administração pública na propaganda, crimes eleitorais contra a honra, fake news (desinformação eleitoral), pesquisa fraudulenta, transporte de eleitores, boca de urna, violação do sigilo do voto e violência política contra a mulher.
Disque-Denúncia 181 – É um programa da Secretaria da Segurança Pública do Paraná que proporciona a participação da sociedade por meio de denúncias anônimas, que são recebidas e encaminhadas para diversos órgãos do estado, como instrumento de combate à criminalidade. Criada em 2014 inicialmente para receber denúncias do narcotráfico, hoje a central recebe denúncias de mais de 50 tipos de crimes, sendo o eleitoral um deles. Outros crimes denunciados são as violências contra minorias, tráfico de drogas, maus-tratos a animais domésticos, crime ambiental, de internet etc.
A central 181 possui linhas telefônicas digitais que possibilitam atender os 399 municípios do Estado, funcionando de segunda a segunda das 8h às 23h, além disso as denúncias também podem ser feitas pelo site www.181.pr.gov.br 24 horas por dia.
Por: Ministerio Publico Federal
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.