Espaços, memórias e avanços tecnológicos: mostra virtual conta história dos 130 anos do STF
O Supremo Tribunal Federal (STF) apresenta, a partir desta quinta-feira (15), a exposição virtual “Espaços, memórias e avanços tecnológicos”. A mostra, parte das comemorações dos 130 anos da Corte na República, possibilitará aos visitantes um mergulho na trajetória, marcos e momentos relevantes do Supremo.
O acervo reúne mais de 100 peças entre reproduções fotográficas, documentos digitalizados e recursos multimídia. A exposição está disponível na plataforma de ambientes virtuais 3D Artsteps. O visitante pode realizar uma caminhada virtual, aproximar-se das obras e clicar para mais informações ou optar pelo tour guiado com locução explicativa.
“A exposição apresenta uma trama muito bem tecida, em que se entremeiam fatos históricos marcantes e a evolução tecnológica do Tribunal, culminando no estágio atual do STF como Corte Constitucional digital”, destaca o presidente da Corte, ministro Luiz Fux.
Ambientes
A narrativa está dividida em três temáticas organizadas em quatro blocos dispostos em ordem cronológica: as sedes e os ambientes de atuação do STF; os avanços do Tribunal na era da modernização tecnológica, e os modos de atuação, desde o processamento das atividades jurisdicionais às iniciativas de aproximação da Corte com a sociedade.
O primeiro bloco apresenta fatos, documentos e curiosidades relativas ao período de 1891 a 1949. Além de conhecer as instalações e funcionamento do Tribunal no Rio de Janeiro, é possível ver documentos e objetos de época, como a ata de instalação do Tribunal, de 1891, e o primeiro Diário da Justiça.
Na segunda parte do passeio virtual, o visitante poder conferir marcos memoriais de 1950 a 1979, incluindo a mudança da sede da Suprema Corte para Brasília. Documentos e fotos da construção da sede, fotografia do escultor Alfredo Ceschiatti em visita à sua obra, a estátua A Justiça, na Praça dos Três Poderes, e o telex, que, em 1972, prenunciou a era da tecnologia da informação, iniciada na década seguinte.
A terceira seção da mostra ilustra os recursos dos anos 1980 e a virada radical para a era da modernização institucional da Suprema Corte, com a tecnologia eletrônica incorporada nos processos de trabalho e a aproximação da sociedade, em especial por meio da TV e da Rádio Justiça.
Um olhar sobre a transição para a justiça digital finaliza a exposição. Na última sala, pode-se conhecer projetos e ações que ilustram o avanço dos sistemas de informação do STF. Entre os itens, imagens das sessões realizadas por videoconferência.
“A exposição revela o ideal da tradição da Suprema Corte: o passado de mãos dadas com o futuro”, conclui Alexandre Freire, secretário de Altos Estudos, Pesquisas e Gestão da Informação do STF, área responsável pela organização da mostra.
SP/EH
Leia mais:
12/07/2021 - Exposição virtual celebra a história de 130 anos do STF na República
Por: Supremo Tribunal Federal
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.