Estado libera R$ 6 milhões para acervos de instituições de Ensino Superior e de pesquisa
A Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) anunciou investimentos de R$ 6 milhões para programa de apoio à atualização e à manutenção de acervos de instituições de Ensino Superior e de pesquisa.
Foram selecionados 61 projetos. Entre os quais, haverá investimento em projeto da Fiocruz para reestruturação do Departamento de Estudos sobre a Violência e Saúde Jorge Careli. Outra iniciativa que receberá recursos é a ampliação e manutenção do acervo da Biblioteca Lucio Costa, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A memória do audiovisual da Faetec de Cabo Frio também será preservada.
O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), as universidades Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Federal Fluminense (UFF), Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a do Norte Fluminense (Uenf), além do Instituto Nacional de Câncer (Inca), do Instituto Vital Brazil (IVB), Academia Nacional de Medicina (ANM), Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), Colégio Pedro II e Museu Nacional, foram outras instituições selecionadas no edital.
O financiamento desses projetos dará suporte à organização, manutenção, informatização, digitalização, gestão e divulgação de acervos de instituições sediadas no Estado do Rio de Janeiro. As propostas foram encaminhadas por pesquisadores doutores ou mestres e tiveram na equipe, obrigatoriamente, um bibliotecário, arquivista ou um profissional de acervo com vínculo com a instituição proponente.
Para o presidente da Faperj, Jerson Lima, esse edital preenche um espaço importante no financiamento de parques de pesquisa e inovação:
- O apoio ao acervo intelectual e de pesquisa é crucial para o estado do Rio de Janeiro. Com investimentos no conhecimento e na tecnologia, nós conseguiremos estar preparados para enfrentar os desafios decorrentes da pandemia e pós-pandemia, como proporcionar a digitalização dos acervos e de todo o material científico disponível para os pesquisadores - afirmou Lima.
A diretora-científica da Faperj, Eliete Bouskela, ressaltou a relevância do apoio constante à manutenção dos acervos fluminenses.
- Esse edital faz parte do conjunto de editais lançados recentemente que buscam somar esforços para as aquisições de livros, publicações, manutenção e modernização de acervos de instituições sediadas no Estado do Rio de Janeiro.
Por: Governo do Estado do Rio de Janeiro
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.