Estudantes elegem grêmios estudantis com uso de urnas eletrônicas
Centenas de estudantes se reuniram no salão da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Jardim Fontális, na zona norte da capital, para participar da eleição do grêmio estudantil na terça-feira da semana passada (25). Os estudantes haviam criado três chapas para a disputa: “Geração Z”, “Liberdade e Resistência” e “Um por todos, todos por um”. As propostas foram apresentadas durante uma campanha que durou dois meses e teve até sabatina. Para a votação, eles contaram com urnas eletrônicas reais, cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). Com 46,8% do total de votos (913), a chapa Geração Z foi eleita para mandato de um ano.
O presidente do TRE-SP, desembargador Paulo Galizia, e a juíza assessora da Presidência do TRE-SP, Denise Indig Pinheiro, prestigiaram a atividade na unidade de ensino e acompanharam toda a apuração. Galizia também diplomou os candidatos eleitos. “Estou contente em estar aqui. Uma das funções que mais gosto enquanto presidente é a de vir numa escola como a de vocês, isso me enche de alegria e esperança. Isso é um treino daquilo que vocês vão vivenciar amanhã, para ter ideia do respeito necessário em uma campanha eleitoral, da reflexão sobre por que escolher um e não outro candidato”, afirmou o presidente, que agradeceu à diretora e aos professores da escola pela iniciativa.
O desembargador acrescentou que é importante os alunos saberem que quem perdeu tem o mesmo valor de quem ganhou. “Tem gente que perde hoje e ganha amanhã. A vida nos dá novas chances. O importante é participar de um projeto como esse e aprender como ocorre uma eleição.”
A ação faz parte do projeto “A Justiça Eleitoral vai até você”, organizado pela Escola Judiciária Eleitoral Paulista (Ejep) do TRE-SP. O objetivo é incentivar futuras eleitoras e eleitores, destacando a importância do voto consciente. A primeira eleição de grêmio estudantil em parceria com o Regional paulista aconteceu em 2018.
“A gente quer que eles vivenciem todo o cronograma das eleições, incluindo escolha de candidatos, convenções partidárias, campanha, debate, culminando no dia em que vamos até a escola e fazemos a votação, nos mesmos moldes de uma eleição oficial”, explicou a coordenadora da Ejep, Vanessa Diniz.
Para a realização da votação, as urnas receberam um software específico e exibiram as fotos e os números de cada chapa. Além disso, foram montadas três seções no estabelecimento de ensino. Antes do pleito, os estudantes também receberam treinamento realizado pela equipe da 256ª Zona Eleitoral – Tucuruvi. “A gente também pede que os professores sempre trabalhem em classe conceitos como cidadania, democracia, importância do voto e o sistema eletrônico de votação. A eleição é o fechamento de um projeto com várias etapas”, ressaltou Vanessa.
A estudante Adrielly Andrade está no 7º ano e disse que a utilização das urnas mostra uma votação transparente. “É muito bom porque a gente sabe que ninguém pode votar duas vezes. Não tem cédula de papel, então ninguém pode trocar o voto ou mudar o resultado.”
Yego Rafael Bezerra Silva, do 8º ano, aprendeu que a urna tem várias camadas de proteção. “A gente foi ao cartório, aprendemos um pouco sobre democracia, vi que não dá para hackear a urna porque há mais de 30 camadas de proteção.” Também do 8º ano, Nicole Pereira da Silva, atuou como mesária. “Ao ligar a urna, primeiro a gente faz o teste do teclado pra ver se tudo está funcionando. Depois, imprime a zerésima, prova de que não há votos, e chama os eleitores, confirmando os dados”, detalhou.
A professora de educação física Carol Voros, uma das idealizadoras da atividade na escola Jardim Fontális, informou que a eleição do grêmio faz parte do projeto Protagonismo Juvenil. “Vejo o grêmio como um importante espaço formativo, de aprendizagem sobre democracia, cidadania. Quando eles começam a pensar a escola e a se apropriar dela, todos nós ganhamos. Acredito que eles aprendem sobre eleições justas, sem fake news. Isso faz parte da formação cidadã que eles vão reproduzir na vida adulta, na escolha dos nossos representantes.”
O professor de matemática Renan Santos Ferreira, também um dos responsáveis pelo evento, percebeu o aumento do interesse pela política nos últimos anos entre os estudantes. “Esse projeto acaba guiando para assuntos relevantes dentro do ambiente escolar. O aluno consegue entender melhor aspectos da Constituição.”
Ana Paula Santos, diretora da escola, que tem 1.180 alunos do 1º ao 9º ano, avaliou que o processo, iniciado em fevereiro com o debate para a escolha das chapas, finalizou com uma aula de democracia. “Agradeço ao Tribunal e aos professores organizadores porque os alunos aprenderam muito com essa interação.”
Presidente do grêmio eleito pela chapa vencedora, Wenzio Ricardo Costa, do 7º ano, prometeu cumprir todas as promessas, incluindo os debates sobre o novo ensino médio, uma feira de profissões, o projeto aluno monitor e o intervalo interativo. “Queremos colocar jogo de xadrez, por exemplo. Vamos trabalhar com os amigos das chapas que não ganharam porque unidos somos mais fortes”, afirmou.
A chapa “Geração Z” foi eleita com 428 votos. Já a chapa “Liberdade e Resistência” recebeu 257 votos, e a “Um por todos, todos por um” teve 228 votos.
“Todos Temos Voz” venceu na Emef Tereza Setuko Koshimae Hatori
Na última quinta-feira (27), o projeto foi até a Escola Municipal de Ensino Fundamental Tereza Setuko Koshimae Hatori, no Jardim Eva, na capital. Nessa unidade de ensino, 742 estudantes do 1º ao 9º ano participaram das eleições do grêmio estudantil para o ano letivo de 2023.
Após a apuração, foi constatada a vitória da Chapa “Todos Temos Voz”, que recebeu 290 votos. A chapa “R.E.P. – Revolucionar, Evoluir e Progredir” ficou em 2º lugar, com 90 votos, seguida pela chapa “Unidos Para Mudar”, com 84 votos. A chapa “Viver a Juventude”, 4º lugar, teve 68 votos. A “Chapa de Todos” e “Chapa Estudantil”, 5º e 6º lugares, receberam 41 e 15 votos, respectivamente.
Os alunos dessa unidade foram treinados pela equipe da 397ª Zona Eleitoral – Jardim Helena/SP.
Guia do Jovem Eleitor
O TRE-SP lançou em abril a nova versão do Guia do Jovem Eleitor, que, além de incentivar o alistamento eleitoral entre os estudantes, traz informações sobre as urnas eletrônicas e as eleições municipais de 2024. Elaborado pela Coordenadoria de Jornalismo da Secretaria de Comunicação, o guia tem projeto gráfico e linguagem voltados para o público com idade entre 16 e 18 anos. A publicação pode ser baixada gratuitamente neste link e compartilhada através das redes sociais.
imprensa@tre-sp.jus.br
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Twitter oficial trespjusbr
Siga nosso Instagram @trespjus
Siga nosso TikTok @trespjus
Inscreva-se no nosso canal no YouTube
Por: Tribunal Regional Eleitoral - SP
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.