Estudo da CNM aponta candidatura única em 117 cidades
Marcadas para o mês de novembro, as eleições para prefeito prometem cenários diferentes em 117 cidades do país que terão candidatura única e em 37% dos Municípios onde o embate deve ocorrer entre duas candidaturas. Os detalhes desses dados estão em um estudo feito pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) com base em informações preliminares divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O levantamento pretende contribuir para uma visão mais ampla do processo democrático.
A concentração da candidatura única está nos Municípios do Rio Grande do Sul, onde 34 das 497 cidades possuem apenas um postulante ao cargo de prefeito. Em seguida, aparecem os Estados de Minas Gerais e Paraná com, respectivamente, 20 e 17 Municípios que se enquadram nesse cenário. Vale ressaltar que a homologação da candidatura e a contabilização de um voto pelo TSE serão suficientes para garantir a vitória do novo prefeito.
Além disso, o estudo mostra que a polarização deve fazer parte das eleições em 2.069 Municípios, onde vivem 20,9 milhões de pessoas ou 10% da população brasileira. Os dois candidatos à prefeito dessas cidades irão disputar a preferência de um total de 16,4 milhões de eleitores. Os dados consolidados pela CNM foram publicados pelo TSE no dia 27 de setembro.
O estudo faz parte de uma série de levantamentos realizados pela CNM a fim de trazer informações acerca do cenário das eleições nos Municípios. A entidade vai divulgar em breve novos levantamentos.
Por: Confederação Nacional de Municípios
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.