Fiscalizações do TCE-PR geram benefício de R$ 16,2 milhões a municípios
Por meio das fiscalizações exercidas entre 2016 e 2017 em 260 entidades de 208 municípios, o Tribunal de Contas do Estado foi capaz de gerar um benefício de R$ 16.193.968,32 para os cofres públicos paranaenses. A informação está presente em um painel interativo com mapa disponível no site do TCE-PR.
A ferramenta foi desenvolvida pela Coordenadoria de Sistemas e Informações da Fiscalização (COSIF) do órgão de controle, a partir de dados fornecidos por sua Coordenadoria de Monitoramento e Execuções (CMEX). Construído por meio do serviço Microsoft Power BI, o painel apresenta todos os números relativos às atividades fiscalizatórias realizadas pela Corte no referido período.
Ali é possível constatar, por exemplo, que foram encontrados centenas de problemas nas entidades fiscalizadas, diante dos quais o TCE-PR recomendou a adoção de diversas possíveis soluções. Dessas recomendações, 20,2% foram implementadas total ou parcialmente. Já 33,6% das falhas apontadas foram solucionadas em alguma medida pelos gestores.
Por sua vez, o benefício milionário apurado foi proporcionado aos tesouros municipais em decorrência de fiscalizações que tiveram como tema as gestões financeira, de pessoal e sobre os regimes próprios de previdência social (RPPS) locais. Entre as outras áreas vistoriadas, destacam-se educação, saúde, meio ambiente e transporte público.
Segundo o titular da CMEX do TCE-PR, Wilmar da Costa Martins Júnior, a intenção por trás da disponibilização do painel no site da Corte é dar maior transparência aos resultados obtidos pela atividade fiscalizatória do Tribunal. "Tornando públicas essas informações compiladas por meio do monitoramento, podemos inclusive fomentar a prática do controle social sobre a administração pública, para o qual o acesso a dados desse tipo é essencial", explicou ele.
Autor: Diretoria de Comunicação Social
Fonte: TCE/PR
Por: Tribunal de Contas do Estado do Paraná
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.