Gestão Participativa – RAJ de Bauru recebe ‘Encontro Regional de Trabalho’
O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, tem realizado, desde o início de sua gestão, “Encontros Regionais de Trabalho”. O objetivo é visitar todas as dez regiões administrativas judiciárias (RAJs) para conhecer de perto a realidade da Justiça local, colher sugestões e críticas, esclarecer dúvidas, e informar a magistrados e servidores o andamento de projetos e demandas.
Na última sexta-feira (3), foi a vez da 3ª RAJ – Bauru realizar o encontro com o presidente, acompanhado do juiz assessor e chefe do Gabinete Civil da Presidência, Fernando Figueiredo Bartoletti, e com a presença da juíza diretora da 3ª RAJ, Ana Carla Crescione dos Santos. Essa foi a sexta região a receber o evento, que já aconteceu em Campinas (4ª RAJ), Santos (7ª RAJ), Ribeirão Preto (6 RAJ), Presidente Prudente (5ª RAJ) e Sorocaba (10ª RAJ). A próxima será em São José do Rio Preto (8ª RAJ) em 24 de junho.
Pela manhã, Paulo Dimas esteve com 47 magistrados das comarcas da RAJ (veja a lista abaixo). No período da tarde, reuniu-se com 105 servidores. Nas duas ocasiões relatou o trabalho realizado nos primeiros meses de sua gestão – iniciada em janeiro deste ano –; falou sobre as dificuldades orçamentárias enfrentadas pela Corte; a interlocução do TJSP com os demais poderes e instituições públicas, entre elas o Conselho Nacional de Justiça (CNJ); e destacou alguns projetos que já estão em andamento.
Entre eles o “Justiça Bandeirante”, que prevê a capacitação dos funcionários para uso integral das funcionalidades do SAJ, sistema responsável pela informatização, gestão de informações do Judiciário e automação de rotinas cartorárias. O objetivo é fornecer ferramentas aos servidores que otimizem e facilitem suas atividades. “Realizaremos workshops em todas as RAJs para apresentar propostas de utilização do sistema, identificar as melhores práticas de trabalho e, em uma segunda etapa, replicá-las em larga escala”, informou o presidente.
O presidente também falou sobre o projeto “TJ Sustentável”, que busca estimular o consumo consciente de recursos naturais e bens públicos nos públicos interno e externo; o “Comunicadores nas RAJs”, que pretende aprimorar a comunicação social nas comarcas do interior e litoral; além de investimentos na segurança dos fóruns.
Paulo Dimas ressaltou, também, que sua passagem pela presidência do maior Tribunal do mundo será marcada por uma gestão participativa, e pediu sugestões para o aprimoramento do serviço judiciário. “O Tribunal está de portas abertas para receber juízes e servidores. Temos um corpo funcional muito dedicado. Arregaçamos as mangas para enfrentar os desafios, que são muitos. Mas estou certo que, trabalhando unidos e com entusiasmo, sairemos vencedores.”
A 3ª RAJ é composta pelas comarcas de Agudos, Avaré, Bariri, Barra Bonita, Bauru, Botucatu, Cerqueira Cesar, Chavantes, Conchas, Dois Córregos, Duartina, Fartura, Ipaussu, Itaí, Itatinga, Jaú, Lençóis Paulista, Macatuba, Ourinhos, Paranapanema, Pederneiras, Piraju, Pirajuí, Piratininga, Santa Cruz do Rio Pardo, São Manuel e Taquarituba. Conta com aproximadamente 890 mil processos em andamento.
Bauru
Em sua visita à comarca, o presidente aproveitou a oportunidade para se reunir com o prefeito Rodrigo Agostinho na quinta-feira (2). Na pauta estava a conjunção de esforços para a construção de uma Cidade Judiciária, que abrigaria todas as unidades da Justiça estadual local, hoje dividida em seis edifícios. Será feita sugestão junto à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania e demais órgãos públicos.
Também participaram o coordenador adjunto da 32ª Circunscrição Judiciária – Bauru, desembargador Carlos Paulo Travain; a juíza diretora da 3ª RAJ, Ana Carla Crescione dos Santos; o juiz diretor do Fórum de Bauru, João Thomaz Diaz Parra; o juiz assessor Fernando Figueiredo Bartoletti; o procurador do Município de Bauru, Ricardo Chamma; o secretário-geral da OAB – Seção São Paulo, Caio Augusto Silva dos Santos; o presidente da OAB – Subseção Bauru, Alessandro Biem Cunha Carvalho; e o conselheiro da OAB – Bauru, Ailton José Gimenez.
Na sexta-feira pela manhã (3), o presidente visitou o prédio transferido da Secretaria da Cultura para o Judiciário, que receberá a administração da 3ª RAJ, o Departamento Estadual de Execução Criminal (Deecrim), o Colégio Recursal e, futuramente, as audiências de custódia. O edifício está localizado na Rua Amazonas e em breve será inaugurado. Paulo Dimas também visitou o prédio onde funciona atualmente a sede da RAJ e o fórum que abriga as varas de Família e de Execuções Criminais.
Por: Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.