IBGE: Nordeste lidera áreas de loteamentos vazios e Sudeste concentra as áreas urbanizadas
O informativo Áreas Urbanizadas do Brasil, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na quarta-feira, 23 de novembro, mostra que o Nordeste é a Região com mais áreas de loteamentos vazios, enquanto o Sudeste concentra as áreas urbanizadas. A pesquisa foi feita por interpretação visual de imagens de satélite, tendo como referência o ano de 2019, e torna possível retratar e mensurar a distribuição e a extensão das manchas urbanas do país, bem como avaliar sua expansão.
A área de Planejamento Territorial e Habitação da Confederação Nacional de Municípios (CNM) explica que a organização do espaço geográfico, na atualidade, está associada a um processo de urbanização em crescimento que promove transformações socioespaciais em consonância com a história da formação territorial brasileira, mas também assume novas formas cada vez mais complexas. De acordo com o IBGE, a área urbanizada é toda mancha construída contígua que apresenta aglomeração de residências, ruas e outras edificações em proximidade suficiente que permita relações de vizinhança e trocas cotidianas.
A região Sudeste, de acordo com o informativo, lidera o total de áreas urbanizadas do país, representando mais de um terço (36,5%). Mais da metade das áreas urbanizadas do Brasil está concentrada em 185 grandes e médias concentrações urbanas, destas, são as capitais que se destacam entre os 20 Municípios com as maiores extensões de áreas urbanizadas. Já os Municípios não capitais que se destacam como áreas densamente urbanizadas são: Campinas (São Paulo), Uberlândia (Minas Gerais), Guarulhos (São Paulo), Ribeirão Preto (São Paulo) e Feira de Santana (Bahia).
Uma novidade do estudo é o mapeamento de loteamento vazios e vazios intraurbanos, que podem ser compreendidos como áreas alteradas pela ação humana, com tendência de serem áreas urbanizadas, com arruamentos bem-definidos e delimitados, porém, não há edificações ou elas estão em quantidade insuficiente para classificação como área urbanizada pouco densa. Já os vazios intraurbanos são aquelas áreas não ocupadas por construções, como remanescentes vegetacionais, parques, corpos d’água, entre outros elementos que se encontram no interior do perímetro urbano.
Neste quesito, a Região Nordeste lidera em termos de área absoluta de loteamentos vazios (826,19 km²) em comparação às demais, com destaque para os Municípios do Ceará e também os da Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará e Piauí.
O mapeamento das áreas urbanizadas no país é relevante para diagnósticos do fenômeno urbano e dos padrões do modo de vida urbano, sendo fundamental para subsidiar a formulação de políticas urbanas mais adequadas para melhoria da qualidade de vida da população e estímulo ao desenvolvimento urbano sustentável.
Por: Confederação Nacional dos Municipios
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.