Informativo CNM: inflação de novembro avança 0,39%
A inflação, mensurada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apresentou alta de 0,39% em novembro de 2024, acima da expectativa de mercado do último Relatório Focus (6 de dezembro), de 0,35%, e acima do IPCA do mesmo período de 2023, de 0,28%. A informação foi constatada pelo levantamento feito pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e divulgado no Informativo CNM de Inflação.
De acordo com o levantamento, o IPCA acumulado em 12 meses chegou a 4,87%, acima do teto do limite superior da meta de inflação do CMN para 2024, de 4,5%. A edição 11/2024 do Informativo CNM de Inflação avalia o IPCA de novembro. Os preços foram coletados de 30 de outubro a 28 de novembro de 2024 (referência) contra os preços vigentes entre 28 de setembro e 29 de outubro de 2024 (base).
A composição da taxa de inflação demonstra fatores que podem ajudar a entender a inflação no mês. Dos 377 itens analisados no período, 218 (58%) registraram a ocorrência de inflação. No mesmo mês do ano anterior o item alcançou 52%, indicando que a inflação se tornou mais generalizada.
Analisando os últimos 12 meses, o principal elemento de arrefecimento da inflação foi o grupo de transportes, que recuou de 7,14% em dezembro de 2023 para uma inflação de 3,1% em novembro de 2024. Para a CNM, essa redução apresenta impactos positivos para a população residente nos Municípios, uma vez que reduz os custos de deslocamento. Por outro lado, a inflação de alimentação e bebidas acelerou, passando de uma inflação anualizada em dezembro de 2023 de 1,03% para uma inflação de 7,63% em novembro de 2024.
Informativo CNM
Elaborado mensalmente pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), o Informativo CNM de Inflação realiza o acompanhamento da evolução do Índice de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA. O IPCA é o indicador oficial de inflação do Governo Federal, e sua meta de cumprimento é determinada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). O IPCA avalia mensalmente uma cesta de 377 itens para famílias com rendimentos entre 1 e 40 salários-mínimos. As edições anteriores do Informativo CNM de Inflação estão disponíveis aqui.
Por: Confederação Nacional de Municípios
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.