Na CNM, parlamentares participam de lançamento das frentes municipalistas
Deputados e senadores participaram na manhã desta terça-feira, 7 de março, de uma reunião na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM) para lançar frentes parlamentares em defesa de pautas municipalistas. Assim como na legislatura passada, a Frente Parlamentar Mista Municipalista, a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Novo Pacto Federativo (FPPF) e a Frente Parlamentar dos Consórcios Públicos somaram forças ao movimento municipalista na aprovação de propostas que possam beneficiar as administrações locais.
Durante o lançamento dos três grupos parlamentares, o presidente da Confederação, Paulo Ziulkoski, destacou o que o movimento espera da atuação dos parlamentares no Congresso Nacional. “A nossa pauta aqui é sempre uma pauta de Municípios. Não é uma pauta de partido político, ou de prefeitos. Entendemos que às vezes haverá choques de interesses, mas temos aqui um sistema de avaliação que mostra quem são os deputados e senadores que estão conosco”, disse o presidente da CNM.
Ziulkoski aproveitou ainda para convocar os parlamentares para estarem presentes na 24ª edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que acontece entre os dias 27 e 30 de março. “Já são mais de sete mil inscritos e ainda faltam 20 dias para o evento. Se continuarmos nessa toada devemos chegar aos dez mil participantes. Serão prefeitos, secretários e vereadores que estarão aqui para cobrar dos senhores as pautas que eles necessitam lá em seus Municípios. Eles esperam contar com a participação dos senhores no segundo dia de evento para ouvir o que podem fazer para apoiar os Municípios”, convocou o líder do movimento municipalista.
FPPF
O deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), que presidirá a FPPF, destacou o que, enquanto presidente da frente parlamentar, deve priorizar nos trabalhos a serem desenvolvidos pelo grupo no Congresso. “Como o presidente da CNM disse, nossa pauta não é só uma pauta municipalista, é uma pauta do Brasil e eu tenho certeza que essa agenda vai nos unir nos próximos quatro anos. Temos que rever muitas coisas que estão acontecendo de forma errônea. Precisamos reorganizar e aprovar o tão sonhado Pacto Federativo. O problema não está só aqui na União, os problemas estão, principalmente, lá nos Municípios. Mais de 80% dos Municípios dependem do FPM [Fundo de Participação dos Municípios] e não têm poder de investimento. Ou seja, a situação precisa ser revista de forma urgente para que a gente possa ter de fato menos Brasil e mais Brasília”, disse o deputado.
Frente Municipalista
O deputado Benes Leocádio (União-RN), que será o presidente da Frente Parlamentar Municipalista, também ressaltou a importância do grupo na aprovação de matérias de interesse dos Municípios. Ele apontou ainda alguns pontos que devem ser a prioridade do grupo, como royalties e merenda escolar. “Me coloco aqui como parceiro, como municipalista. E dizer que continuarei na luta na causa municipalista e só quem já viveu na prática a realidade de um Município sabe como nossa luta é necessária”, destacou o parlamentar.
Consórcios Públicos
Como presidente da Frente Parlamentar dos Consórcios Públicos, o deputado Fernando Marangoni (União-SP) falou sobre a expectativa de debater pautas prioritárias aos Municípios e frisou que as frentes parlamentares terão papel central nos debates dentro do Congresso Nacional. “Estamos aqui na expectativa de ouvir as demandas da CNM e do movimento municipalista. Nosso papel é ouvir os Municípios e atuar para defender essas pautas”, disse o parlamentar.
Estiveram presentes no evento 62 parlamentares. Todos os parlamentares tiveram a oportunidade de pronunciar-se aos gestores municipais e se colocaram à disposição para atuar junto às frentes de trabalho no Congresso Nacional em defesa das pautas municipalistas, além de receberem uma pontuação extra no ranking do Observatório Político da entidade.
MMM
A fundadora do Movimento de Mulheres Municipalistas (MMM), Tania Ziulkoski, em homenagem às mulheres pelo dia 8 de março, em que é comemorado o Dia da Mulher, falou sobre a atuação feminina na política e que o dia 8 de março é um marco que deve ser comemorado. “As corajosas mulheres que atuam na política sabem, mais do que ninguém, o quanto é imperioso, significativo, desgastante e desestimulante o antagonismo proveniente do preconceito, da discriminação, da incompreensão e do desrespeito ao papel da mulher mãe, esposa, profissional e política. Para elas todas, nosso aplauso e a convicção de que os avanços do MMM são muito importantes para a consolidação do papel da mulher na gestão pública, no Legislativo e no Judiciário, corroborando princípios e valores que são gerados e estabilizados no dia a dia da convivência familiar. Parabéns a todas as municipalistas que, em postos de comando ou não, estão atentas e partícipes do fazer diário da gestão pública municipal, única ao lado do povo para acudir seus anseios, realizar suas necessidades e executar suas expectativas”, parabenizou a municipalista.
Homenagem
Muito emocionado, o presidente da CNM convidou aos presentes que fizessem um minuto de silêncio em homenagem ao prefeito de Pedras de Fogo (PB), Manoel Junior, que faleceu no dia 28 de fevereiro, aos 59 anos, vítima de câncer. O gestor era atuante no movimento municipalista e membro do Conselho Diretor da CNM.
Confira a galeria de imagens do evento
Por: Confederação Nacional dos Municipios
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.