Parque Delta do Jacuí adquire sua primeira área com recursos de medidas compensatórias
O mês de junho registra um marco histórico para Parque Estadual Delta do Jacuí. A Unidade de Conservação (UC), administrada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), adquiriu sua primeira área de terra por meio de recursos provenientes de medidas compensatórias.
Localizada na zona rural do município de Triunfo, a área comprada correspondente a 618 hectares dos 14,2 mil hectares totais do Parque. A UC ainda abrange áreas dos municípios de Porto Alegre, Canoas, Nova Santa Rita, Charqueadas e Eldorado do Sul.
O Estado já é o responsável pela totalidade do Parque, mas ainda não possui a posse de todas as suas partes. Com a finalização do levantamento fundiário no ano de 2017, foi possível demarcar, identificar e sinalizar os limites da ocupação de território. O documento foi essencial para a realização dessa primeira compra.
Para o gestor do Parque, Julio Cesar Nunes Rolhano, a aquisição vai trazer um ganho ambiental para o Rio Grande do Sul. “O Estado está cumprindo com o seu dever legal, adquirindo as áreas do Parque para que seja possível fazer uma gestão eficiente do território da UC.”, destaca.
Medidas Compensatórias
A aplicação de medidas compensatórias em UCs é indicada pela Câmara Estadual de Compensação Ambiental (CECA), respeitando o Decreto Federal número 4.340, de 22 de agosto de 2002. O artigo 33 traz que é possível a regularização fundiária e demarcação de terra daquelas unidades que já possuem levantamento fundiário. No Rio Grande do Sul, nos últimos dez anos foram destinados R$ 38 milhões em medidas compensatórias para UCs.
De acordo com o secretário da Sema, Artur Lemos Júnior, a compra dessa área reforça a ideia de que é preciso desenvolver para proteger. “Medidas compensatórias são uma forma de compensar as perdas ambientais resultantes da instalação dos empreendimentos. Assim, é possível aplicar esses recursos em importantes ações de educação ambiental, preservação e proteção do meio ambiente”, reforça Artur.
O secretário acrescenta ainda que este é um trabalho contínuo para preservação e regularização dos proprietários atingidos e nunca indenizados.
Parque Delta do Jacuí
O Parque Estadual Delta do Jacuí está inserido nos biomas Mata Atlântica e Pampa e serve como refúgio para espécies de fauna e flora. Além disso, cumpre importantes funções ecológicas que auxiliam na melhoria das condições de vida na região metropolitana.
Em períodos de cheias, as ilhas e os banhados do Delta contribuem para a diminuição da velocidade do escoamento das águas dos rios e na contenção de enchentes. Os ecossistemas também funcionam como filtro natural das águas.
Por: Secretaria do meio ambiente e infraestrutura
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.