Prefeitos buscam informações que impactam os Municípios
O presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), prefeito de Nioaque, Valdir Júnior, e o prefeito de Bonito (MS), Josmail Rodrigues, estiveram na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM) nesta quarta-feira, 17 de maio, para buscar informações sobre o impacto financeiro para o pagamento do piso salarial dos enfermeiros. Os gestores estão preocupados com a revogação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Roberto Barroso em relação à liminar que suspendeu os efeitos da Lei 14.434/2022, que trata dos pisos da enfermagem.
“Nossa preocupação é que a medida vai nos gerar um impacto muito alto ainda neste ano. Estou aqui para tentar entender qual vai ser o real valor que vamos ter que reorganizar em nosso orçamento para complementar esse pagamento”, destacou o prefeito de Bonito. O gestor, que estava acompanhado do secretário municipal de Saúde, Jary Souza Neto Filho, e relatou a preocupação por ter no Município um hospital filantrópico e que também demandará mais recursos para atender o novo piso.
A diretora técnica da CNM, Thalyta Alves, conversou com os gestores e explicou que a entidade busca junto ao governo federal a revisão da metodologia de distribuição dos recursos, contemplando todos os profissionais da enfermagem e Municípios. Além disso, destacou que a CNM vai fortalecer a atuação no Congresso Nacional pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 25/2022, que garante de forma definitiva e sustentável o custeio do piso da enfermagem.
Recursos para o Município
Em busca de aumentar os recursos do Município, o prefeito de Caicó (RN), Judas Tadeu Alves dos Santos, esteve na sede da CNM acompanhado do presidente da Câmara de Vereadores do Município, Ivanildo dos Santos da Costa. “Meu Município está no sertão do nordeste. Sofremos com a escassez de água e não temos arrecadação própria que possibilite que os serviços fiquem a contento da população. Viemos tratar de assuntos como Fundeb [Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação], e estratégia para melhorar a arrecadação própria e tratar de assuntos relacionados à saúde. Caicó tem mais de 24 equipes de saúde da família. Então viemos em busca de melhorar a arrecadação que vem do governo federal”, completou.
Na oportunidade, ainda, o gestor reforçou que a busca desses recursos é possível com a ajuda técnica da CNM. “É como uma grande casa para que possamos encaminhar os pleitos municipalistas, as dúvidas que temos, para pleitear a melhoria dos serviços públicos. A CNM faz esse assessoramento técnico para que possamos cobrar dos ministros, de maneira embasada e com robustez que informação para que possamos ter o resultado que esperamos para a população”, finalizou. Confira a Galeria de Fotos das visitas.
Por: Confederação Nacional de Municipios
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.