Preocupação com as finanças municipais traz gestores à sede da entidade
“Vim buscar informações e fiquei contente porque sempre que venho as informações são concretas, bem esclarecidas. Então, mais uma vez fui bem atendido e volto para casa contente com as informações que tive aqui hoje”, disse o prefeito de Monte Negro (RO), Ivair José Fernandes. O gestor esteve na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM) nesta terça-feira, 8 de novembro, em busca de informações sobre a Compensação Financeira pela Exploração Mineral (Cfem).
Líder de um Município com pouco mais de 3.300 habitantes, o prefeito de Morro do Pilar (MG), José Matos Vieira Neto, também demonstrou preocupação com a parte de tributos do Município. “Para a gente de Município pequeno, a CNM ajuda muito na parte técnica. Para a gente que não tem muito técnico na cidade, por ter pouco recurso, a entidade ajuda muito nessa questão. Eu volto daqui com muito conhecimento levando para os nossos funcionários. Isso vai trazer mais recursos para o Município, mais trabalho para fazer um mandato ainda melhor”, completou.
Pela primeira vez recebendo atendimento técnico na sede da CNM, a prefeita de Baraúna (RN), Maria Divanize Alves de Oliveira, veio em busca de conhecimentos para fortalecer ainda mais a gestão. “A assessoria da CNM é muito vasta e precisamos disso, especialmente eu, prefeita de primeiro mandato. Quando eu entrei, entramos sem transição, não tínhamos conhecimento e aqui vim buscar alguma informação que ainda precisamos conhecer”, lembrou.
Os líderes municipais não vieram sozinhos e, sim, na companhia de vereadores e secretários da localidade. É o caso do prefeito de São Pedro do Turvo (SP), Marco Aurelio Oliveira Pinheiro. Acompanhado do vereador Fernando da Silva Englert, o prefeito ressaltou a importância do trabalho em conjunto. “É um grande elo importante para o desenvolvimento dos Municípios. O elo entre Legislativo e Executivo faz com que a harmonia dos poderes reluza nas oportunidades de benefícios para o cidadão. A CNM para nós, prefeitos e Municípios, é uma importante ferramenta municipalista. Ela nos auxlia no trabalho, nas informações e no suporte para que possamos cada vez mais trazer benefícios, consultas e parte técnica que ajuda muito no dia a dia da administração municipal”, disse.
Outro benefício procurado pelos gestores municipais quando visitam a sede é o aprofundamento sobre os programas federais e os recursos que podem ser repassados à administração local. Pensando nisso, o prefeito de prefeito de Santo Antônio do Palma (RS), Gilberto Szimainski, veio aprofundar o conhecimento sobre os programas voltados para a Assistência Social. “Sempre buscamos informações e nos manter atualizados aos programas, trazendo amigos e colegas para conhecer e se familiarizar com a CNM aqui em Brasília, que é a nossa casa. Estou iniciando hoje a visita aqui e saio daqui, primeiro buscando informações, e depois junto a outros órgãos necessários para que possamos acompanhar as mudanças e demandas que nosso Município terá e é nosso dever, obrigação de fazer isso, de buscar e levar sempre o melhor para o nosso Município”, finaliza.
Estiveram presentes também os vereadores do Município de Tijucas do Sul (PR) Ricardo Chicovis de Oliveira, Cicero Antonio da Silva, Joane Antonio de Oliveira e Josmar Luis Camargo, que acompanharam o vice-prefeito do Município, Claudemir Pereira da Rocha. Receberam atendimento também os vereadores de Monte Negro (RO) Joel Rodrigues Mateus e Pedro Alves da Silva; de Santo Antonio de Palma (RS) Cesar Semanki e Catarina Grochot Petrikowski; além dos vereadores de Primavera do Leste (MT) Sergio Rodrigues Gonçalves, Luis Carlos Magalhães Silva, Wellis Marcos Rosa Campos, Valdecir Alventino da Silva, Renato Cozanelli Junior, Luis Pereira Costa e Iltemar Ferreira de Queiroz.
Por: Confederação Nacional dos Municipios
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.