Relançamento do Mais Médicos atende demanda dos municípios e da ABM
O Governo Federal oferece, deste março, cinco mil vagas para o programa Mais Médicos. Outras 10 mil serão abertas no segundo semestre. O relançamento do projeto é uma conquista dos municípios brasileiros e da ABM, que lutou por sua retomada, pois ampliará o acesso ao atendimento médico, principalmente em regiões afastadas e menos favorecidas.
“Em 2022, com o menor número de médicos desde a sua criação, aproximadamente quatro mil equipes de saúde atuavam em regiões vulneráveis sem médicos”, lamentou o secretário adjunto de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Felipe Proenso, ao afirmar que o programa já foi responsável por 100% da atenção primária em 1.039 municípios.
“Quando o programa avançou, nos seus quase dez anos, garantiu uma diminuição da mortalidade infantil, redução das internações e possibilitou a expansão de equipes de saúde da família em todo o país. Mas vinha muito desfalcado. A ideia, agora, é expandir os consultórios na rua, para ampliar as modalidades de atenção primária. Então, a medida que saírem os editais, compartilharemos essas informações com a Associação Brasileira de Municípios”, enfatizou ao destacar a importância da parceria.
Por: Associação Brasileira de Municipios
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.