Retomada das aulas é tema de encontro virtual da Corte de Contas na sexta
O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), por meio do Observatório do Futuro – núcleo de acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) –, promove, na sexta-feira (23/10), evento on-line para discutir o impacto da volta às aulas no futuro da Educação e na saúde de estudantes e de servidores.
Participam da live o Secretário de Educação do Estado de São Paulo, Rossieli Soares da Silva; o Presidente do Departamento de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, Marco Aurelio Sáfadi; e o Gerente de Políticas Educacionais do ‘Todos pela Educação’, Gabriel Corrêa.
“As evidências mostram que a pandemia não será totalmente resolvida a curto prazo. Nosso objetivo, então, é ajudar Prefeitos e Secretários a encontrar soluções seguras para reabrir as instituições de ensino e minimizar os danos pedagógicos desse período em que os alunos tiveram que ficar afastados por uma questão de saúde pública”, afirma a Coordenadora do Observatório do Futuro e mediadora do debate que ocorre na sexta, Manuela Prado Leitão.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 90% dos estudantes de todo o mundo – o equivalente a 1,57 bilhão de pessoas – ficaram fora das escolas devido à crise provocada pelo novo coronavírus.
Em São Paulo, desde 7 de outubro, a volta às aulas é opcional para o Ensino Médio e para adultos da rede estadual, cabendo aos Prefeitos autorizar a retomada. A partir do dia 3 de novembro, está previsto o retorno dos alunos do Ensino Fundamental.
Durante o encontro promovido pelo TCESP, também serão abordados assuntos como a desigualdade no acesso às aulas virtuais, os desafios da área para os Prefeitos que assumem no próximo ano e a nova Lei do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB).
Transmissão
O debate acontece entre 10h30 e 12h00, com transmissão ao vivo pelo canal da Escola Pública de Contas Paulista no YouTube (streaming.tce.sp.gov.br/lives). A atividade é gratuita e direcionada a gestores, servidores públicos estaduais e municipais e demais interessados. Para participar, não é necessária inscrição prévia.
Este será o terceiro evento on-line promovido para discutir os impactos da pandemia sobre os ODS, metas definidas pela ONU para a promoção de crescimento econômico baseado em inclusão social e proteção ao meio ambiente.
Apesar da expectativa de que a crise sanitária mundial possa atrasar em décadas o cumprimento dos ODS, eles são considerados fundamentais para a recuperação global.
Por: Tribunal de Contas do Estado de São Paulo
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.