Seminário da CNM em Rio Grande (RS) destaca alternativas para fortalecer o Turismo
Autoridades representativas dos entes federados e especialistas de instituições ligadas ao Turismo estiveram reunidos nesta semana na cidade de Rio Grande (RS) durante a realização do 4º Seminário Nacional de Governança para o Turismo. Promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), o encontro foi a oportunidade de intensificar os debates sobre o papel do Turismo sustentável como um dos pilares de desenvolvimento dos Municípios com esse potencial, por meio da geração de renda e emprego.
A criação da Câmara de Turismo, Cultura, Patrimônio e Natureza na Confederação de modo a unificar pautas similares e atingir resultados mais rapidamente foi um dos principais avanços do evento. Os debates ocorreram em painéis durante três dias de programação. Os direcionamentos construídos com as participações do público e de convidados foram embasados com a preocupação de se promover o Turismo sustentável nos Municípios e sob a perspectiva de projeção de que, em 5 a 10 anos, 25% dos empregos no Brasil e globalmente estarão ligados ao setor, incluindo áreas relacionadas à natureza e ao patrimônio cultural.
Nesse aspecto, a Confederação e os especialistas convidados reforçaram no evento a importância de mais políticas públicas inclusivas e transversais no fortalecimento do turismo nos Municípios e pontuaram proposições direcionadas ao fomento das atividades turísticas com o vetor para o desenvolvimento municipal, com ações transversais e intersetoriais articuladas nos diferentes níveis governamentais.
Sugestões
Além da criação da Câmara de Turismo, Cultura, Patrimônio e Natureza na CNM, as discussões no evento resultaram na apresentação de outras proposições como forma de viabilizar as atividades turísticas nos Municípios do país. Considerando que o turismo qualificado tem o efeito multiplicador na cadeia econômica, os participantes do evento defenderam a integração da Cultura e Turismo como forma de fomentar a colaboração e criação de estratégias entre secretarias em esfera nacional.
Essas ações, na avaliação dos participantes do evento, visam à valorização e à preservação do patrimônio cultural brasileiro como um diferencial para o turismo. O estabelecimento de diretrizes nacionais para o desenvolvimento sustentável, com foco na gestão dos recursos hídricos e no apoio ao empreendedorismo local também foi destaque.
Acessibilidade
Outro ponto importante defendido no Seminário de Governança diz respeito à acessibilidade, inclusão e preservação do patrimônio. Para isso, o entendimento do público foi no sentido de desenvolver políticas nacionais para tornar os destinos turísticos mais acessíveis e inclusivos, garantindo a preservação do patrimônio histórico-cultural e promovendo o bem-estar comunitário.
O fortalecimento da governança regional para a captação de investimentos para Infraestrutura e melhoria da qualidade da oferta turística também foi destaque. Essas e outras proposições fizeram parte da Carta de Rio Grande. O documento com as reivindicações, construído com a participação dos gestores, será entregue às autoridades do governo federal.
Parcerias
A programação contou ainda com a Feira de Negócios Turísticos - Destinos do Brasil - edição Rio Grande, espaço no evento que disponibilizou ferramentas para auxiliar na execução das ações e no alcance das metas planejadas para o Turismo. A realização do seminário contou com a parceria da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM), da prefeitura de Rio Grande e da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Também contou com o apoio de instituições parceiras e patrocínio da Caixa Econômica Federal.
Foto: Guilherme Pedrotti/OCBPM
Por: Confederação Nacional de Municipios
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.