Sima participa de encontro da urbansus sobre os 10 anos da política nacional de resíduos sólidos
O secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, e o coordenador do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos (CIRS), José Valverde Filho, participaram nessa terça-feira, 30 de junho, do “UrbanSus – 10 Anos da Política Nacional de Resíduos Sólidos: Evolução, Cenários e Perspectivas da Política, Gestão e Gerenciamento”. O encontro ocorreu por meio de videoconferência e foi promovido pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP) e contou com apoio institucional da SIMA.
“A implantação da PNRS é um compromisso do Governo do Estado de São Paulo e temos trabalhado para colocá-la em prática com foco na regionalização e nas novas rotas tecnológicas. Hoje é um dia para comemorar, aprender com o que passou e olhar para frente plantando a semente da mudança, pois a devida gestão dos resíduos sólidos urbanos é uma questão de saúde pública”, disse Penido.
O evento analisou e refletiu os resultados da implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos ao longo dos 10 anos de sua vigência e abordou também as evoluções e tendências pós-pandemia.
“Depois de 20 anos de discussão conseguimos construir a Política Nacional, estamos avançando e agora o maior desafio é implantá-la como está determinada em todo o país”, registrou o deputado Federal, Arnaldo Jardim.
“A Política Nacional tem orientado as políticas públicas de resíduos sólidos no Estado, isso se materializa nas ações do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos que tem entre outras ações promovido soluções consorciadas, revisando o plano estadual de resíduos e fortalecendo a educação ambiental”, complementou o coordenador do CIRS, José Valverde Filho.
O encontro foi conduzido pelo professor da USP, Arlindo Philippi Junior e contou com a participação do vice-diretor do IEA, Guilherme Ary Plonski; do coordenador do Programa USP Cidades Globais, Marcos Buckeridge; da desembargadora do Tribunal Regional Federal, Consuelo Yoshida; e da coordenadora do Programa Ambiente, Saúde e Sustentabilidade da USP, Wanda Gunther. A relatoria do encontro ficou por contra dos membros da USP, Debora Sotto, Tatiana Cortese, Lucio Freitas e Vivian Merola, além do engenheiro da SIMA, André Simas Proasas.
Por: Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.