TCE/SC orienta unidades jurisdicionadas que a soma da pensão com provento de aposentadoria
O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) encaminhará, nesta segunda-feira (17/8), ofício circular aos gestores dos Institutos e Fundos de Previdência Social e aos jurisdicionados municipais com orientações para a implementação de instrumentos de gestão que possibilitem identificar os casos de inobservância do teto remuneratório quando da percepção cumulativa de pensão com proventos de aposentadoria ou remuneração.
No documento, o presidente do TCE/SC, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, cita que, recentemente, o Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu que o teto remuneratório previsto no art. 37 da Constituição Federal deve incidir sobre a soma da pensão com a remuneração ou provento de aposentadoria, ressalvados os casos em que a morte do instituidor da pensão tenha ocorrido antes da Emenda Constitucional 19/1998.
Tal tese foi fixada quando da apreciação do tema 359, de repercussão geral, no julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 602584. Nos autos do processo, foi adotado como limite remuneratório o subsídio mensal do ministro do Supremo, cujo valor atual corresponde a R$ 39.293,32, conforme a Lei (federal) 13.752/2018.
O presidente Adircélio destaca, no ofício, que “as decisões do STF em repercussão geral são de observância imediata, não sendo necessário aguardar o trânsito em julgado do acórdão para que haja aplicação sistemática e instantânea”, devendo, portanto, ser tomada providência para adequação. “Trata-se de uma orientação com foco preventivo antes da fiscalização que será feita pela Diretoria de Informações Estratégicas do TCE/SC, em um segundo momento, por meio de cruzamento de dados”, informa.
Acompanhe o TCE/SC:
www.tce.sc.gov.br — Notícias — Rádio TCE/SC
Twitter: @TCE_SC
Youtube: Tribunal de Contas SC
WhatsApp: (48) 99188-2308
Instagram: @tce_sc
Por: Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.