TCE/TO dá início à campanha Outubro Rosa
Com o objetivo de compartilhar informações e conscientizar sobre a importância da prevenção ao câncer de mama e do colo do útero, o Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) deu início à Campanha Outubro Rosa junto aos servidores da instituição. Na manhã desta quinta-feira, 1º, a Diretoria de Recursos Humanos (RH), por meio da Coordenação de Saúde, realizou a distribuição de laços na cor rosa, símbolo da campanha em todo o mundo, aos servidores que estão em trabalho presencial.
Além da conscientização quanto ao autocuidado, o TCE/TO está também mobilizando todos os servidores, numa campanha solidária, a doarem produtos de higiene pessoal que serão entregues à Liga Feminina de Combate ao Câncer, em Palmas.
“A campanha Outubro Rosa é uma necessidade para sensibilizar todos os servidores, lembrando sempre sobre a importância de nos cuidarmos com a prevenção”, disse Osmarina Rodrigues Andrade, diretora de RH do TCE/TO.
O chefe de gabinete da Terceira Relatoria, Sandro Rogério Ferreira, um dos servidores abordados pela equipe da Coordenação de Saúde, ao chegar para o trabalho, recebeu o laço rosa e avaliou a importância dessa conscientização. “Essa é uma forma do Tribunal de Contas contribuir no combate ao câncer e envolver os seus servidores na conscientização da população quanto a prevenção”, avaliou.
As servidoras Cantuonília Neves Brito de Araújo e Francisca Marques da Silva foram unânimes ao afirmar que a prevenção é o meio mais seguro de se proteger e salvar vidas, “pois descoberto em seu início, o câncer tem tratamento e até cura”, disseram lembrando que o Tribunal de Contas contribui com a conscientização, “usando da ampla divulgação como forma de sensibilizar outras pessoas.”
O Tribunal realiza a campanha Outubro Rosa desde 2014. Como simbologia da importância da ação, o TCE/TO adotou a cor rosa na iluminação noturna da fachada da sede do órgão e na logomarca da instituição. A campanha se estende ao perfil oficial da Corte nas redes sociais.
Outubro Rosa
A cor faz parte de um movimento mundial nomeado Outubro Rosa, que visa conscientizar mulheres e homens no mundo todo sobre a prevenção do câncer de mama através do diagnóstico precoce. Tudo começou quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure lançou e distribuiu um laço rosa aos participantes da primeira Corrida pela Cura realizada em Nova York, em 1990 – desde então, promovida anualmente.
Depois disso, o movimento foi tomando força e aumentando, e, para alertar todo o mundo e estimular a participação da população, de empresas e de entidades na causa, a cor rosa é espalhada exaustivamente durante o mês de outubro. Ela está nas campanhas de várias marcas, na iluminação de monumentos e prédios ao redor do mundo, em roupas, objetos e acessórios à venda.
Por: Tribunal de Contas do Estado de Tocantins
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.