TCU inicia solução consensual formulada pelo ministro de Minas e Energia em 5 contratos de energia
O ministro Benjamin Zymler assinou hoje despachos ratificando a manifestação do presidente do TCU, ministro Bruno Dantas, que decidiu pela admissibilidade da solicitação de solução continuada formulada pelo Ministério de Minas e Energia.
Os despachos são resposta a requerimento do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que encaminhou pedido de solução consensual para dirimir as contendas administrativas e judiciais existentes entre o poder público e as empresas inadimplentes nos contratos de energia térmica provindos do Procedimento de Contratação Simplificado (PCS) 1/2021, um leilão emergencial necessário em razão da crise hídrica vivenciada em 2020 e 2021.
Procura-se uma alternativa dialogada que viabilize a alteração amigável do contrato, de forma a compatibilizar as necessidades do sistema no médio prazo com os impactos tarifários da energia contratada à época de um cenário hidrológico adverso.
As controvérsias enfrentadas nos Contratos de Energia de Reserva (CER) decorrentes do PCS 1/2021 são relativos às usinas Barra Bonita I, KPS, Linhares, Âmbar e Gaspar.
Agora a secretaria do TCU tomará as providências para constituir a Comissão de Solução Consensual, nos termos do art. 7º da IN 91/2022. Ficam sobrestados os processos que correm no Tribunal até que se delibere pela solução consensual.
Confira os despachos:
Por: Tribunal de Contas da União
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.