TREs paulista e paraense realizam atendimento itinerante em conjunto
Entre os dias 26 e 28 de abril, o TRE-SP participou de atendimentos itinerantes realizados pelo TRE-PA a eleitores e eleitoras de comunidades tradicionais na região do Alto-Arapiuns, município de Santarém (PA). A ação conjunta, que faz parte do Projeto Inclusão Político-Eleitoral, resultou em mais de 300 atendimentos.
A equipe do TRE-SP foi composta pela assessora-chefe de planejamento estratégico e eleições, Regina Rufino e as servidoras Luna Chino e Caroline Cavarzere. O TRE-PA, por sua vez, contou com 5 servidores. O grupo se deslocou de barco a três comunidades localizadas ao longo do Rio Arapiuns: Curí, Mentai e Prainha do Maró, esta última distante aproximadamente 12h do ponto de partida, o município de Santarém. Também foram atendidos moradores de comunidades nos arredores, que se deslocaram por meio de barcos e canoas para receber atendimento da Justiça Eleitoral, além de indígenas das etnias Arapiuns e Borari, que vieram da Terra Indígena Maró.
“A atuação do TRE-PA com inclusão eleitoral de povos e comunidades tradicionais é de longa data, e em razão de suas condições geográficas e da grande quantidade de reservas ambientais e indígenas, possui vasta experiência tanto em atendimentos itinerantes quanto em transmissão dos dados para apuração dos resultados das eleições via satélite”, explica Carolina Cavarzere. Nas Eleições 2020, por exemplo, o Tribunal paraense preparou mais de 400 modens satélites BGAN (Broadband Global Area Network), para uso nos pontos de transmissão, distribuídos a localidades cujo tempo de deslocamento seja superior a 2 horas ou dependentes de transporte aéreo, fluvial ou terrestre que apresente estradas de difícil acesso.
Os recursos tecnológicos utilizados no Pará interessam à Asspe para aplicação em São Paulo, segundo Luna Chino. “Nós nos interessamos por ter uma internet portátil para atendimento de eleitores no futuro e transmissão de Boletins de Urna. Fizemos uma reunião com a STI para que eles iniciem essa avaliação. E a transmissão de dados da eleição pode ser de grande utilidade para as localidades de difícil acesso, em especial Bonete e Castelhanos, em Ilhabela, que ficam sujeitas a muitas variáveis climáticas no transporte de urnas", ela explica.
Projeto Inclusão Político-Eleitoral
O Projeto tem o objetivo de promover a inclusão política de assentamentos, povos e comunidades tradicionais de São Paulo por meio de visitas em campo, buscando compreender as necessidades locais para atendê-los da melhor forma.
Entre suas etapas, há também a previsão do contato com outros Regionais que tenham expertise em inclusão desses grupos no processo eleitoral, para referência (benchmarking), como a ação realizada em parceria com o TRE-PA.
Apoiam a iniciativa o Instituto de Terras do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania, Fundação Florestal, Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e outras entidades.
Por: https://www.tre-sp.jus.br/imprensa/noticias-tre-sp/2022/Maio/tres-paulista-e-paraense-realizam-atendimento-itinerante-em-conjunto
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.